sábado, 1 de setembro de 2012

Makizou 3" e os amplificadores valvulados

De vez em quando um cliente me pergunta sobre caixas acústicas.
"Qual usar, qual não usar, que modelo é melhor, qual a característica que devem ter para serem usadas com amplificadores valvulados, etc".

Devo admitir que sempre fui adepto do "quanto maior, melhor".
Achava minhas Infinity e JBLs de um metro e meio, mais que suficientes até a semana passada, quando o Aníbal da AR-Áudio me trouxe um par de caixas Makizou com um único alto-falante de 3" cada.

Quando liguei as pequenas caixas ao meu JUNO (2 x EL34 em PP classe AB e 30w/canal), quase caí de costas com o que eu ouvi!

Simplesmente impressionante!!!

As pequenas caixas preencheram os 32m2 da minha sala de audição com sobra. Deixaram meus monstros de 40kg "no chinelo".
Veja as fotos e o link do vídeo dos testes logo abaixo.




Usei um DVD-player para tocar os CDs e o laptop reproduzindo arquivos FLAC empurrando o JUNO diretamente, sem pré. Embaixo do JUNO está o Magnum IA-170 que usei de referência para comparar o desempenho com um ampli de estado sólido.
Lá atrás está o 47, meu amplificador SE classe A com triodos de aquecimento direto (e 4,5w/canal, que tb foram usados nestas impressionantes "caixinhas" e reproduziu vozes como eu nunca havia ouvido antes...).
O microfone de calibração é o ECM8000 Behringer com a minha Phantom Power.
Ligado ao laptop o mic mandava diretamente para o SW de calibração AnalyzerProf, responsável pelo RTA (real time analisis) mostrando o espectro com a FFT (transformada de Fourier) em tempo-real, como podemos observar no vídeo.
Com ruído-branco, notamos um pequeno realce de +4dB em torno dos 230Hz (que foi rapidamente acertado com um LC de 100uF+1,7mH).

Após o choque seguido da euforia, sentei para apreciar o que ouvia e aproveitei para trocar algumas idéias com o CEO da AR Audio.
Além da AR Áudio, o Aníbal é o engenheiro-projetista chefe de um grande fabricante nacional de alto-falantes e me contou que 50% do que me impressionava provinha dos falantes de 3" que ele projetara especificamente para este uso.
Eles foram fabricados sob-medida para que esta caixa Makizou fosse excitada por um amp valvulado.
O conjunto magnético, a bitola dos fios e a suspensão foram ajustados para a máxima eficiência em baixas potências, lembrando o desempenho dos velhos drivers de ALNICO, á exceção da banda-passante que, neste caso, é bastante extensa.

Estou com dois pares para testes. Se tudo correr conforme o esperado, a LPJ audio e a AR Áudio estarão trabalhando em conjunto para oferecer aos clientes as caixas Makizou 3" modelo AR-1 com estes drivers fabricados em O&M exclusivamente para nós.

Abaixo uma prévia do que está na minha bancada.


Uma delas folheada parcialmente com jequitibá e a segunda em fase de acabamento e preenchimento das frestas para receber as folhas do revestimento.






www.amplificadores.com.br