sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DIY_002: O circuito do Number ONE...

Conforme havia citado, nesta parte do post, publico o circuito do Nr ONE.
O esquema coreano original possuia alguns componentes difíceis de encontrar por aqui:
- Transistores 2SA, resistores da série E96, diodos Matsushita com códigos estranhos etc.
Resolvi tropicalizar o dito cujo montando com o que tinha à mão.

O resultado vocês podem ver em:



Além da "tropicalização" resolvi dar uma melhorada em algumas coisas que achei, na época, bem simplórias por parte do designer original...lá de Seoul...

No filamento, além de retificar (o original era AC) coloquei um regulador para manter tudo sob controle.
No +B, a mesma coisa. Um regulador com um MOS-FET tipo enhanced V-mos hexfet da International Rectifier que dá conta do recado com o pé nas costas. É o maravilhoso, poderoso, fantástico, silencioso e, melhor de tudo, baratíssimo: IRF630!

Feitas estas duas modificações, o circuito tornou-se estável como uma rocha. Variações de até 30% na rede (up) e 20% (down) eles mantêm todos os parâmentos estáveis: +B, BIAS, filamento, polarização de grade, de cátodo, de ânodo etc.
127Vac. 138Vac, 90Vac, não importa muito o que vc ligar, estará tudo certinho lá dentro.

Aliás, uso este mesmo artifício nos meus produtos regulares. Meus clientes sempre perguntam se a rede deve ser 110Vac ou 127Vac...Não importa se você usa uma fonte regulada e estabilizada após os trafos.

Ajustei os valores dos demais componentes para resistores de prateleira (série E24) e voilà!


Foi ligar e falar.


Espero sinceramente que se sintam tentados a montar o seu primeiro amplificador valvulado.
Muitos não funcionarão logo de cara e isso é fundamental que aconteça, pois aprendemos muuuuuito mais corrigindo erros do que acertando de primeira.


Embarquem nesta viagem que só pode render frutos e diversão!*

Atenciosamente,


Luciano.



*...e alguns choques de vez em quando...


PS.: Os circuitos valvulados envolvem tensões altas, embora as correntes sejam baixas, os choques são desagradáveis e até perigosos. Sempre usem apenas uma mão ao manusear circuitos alimentados e, de preferência a mão direita, para resguardar seu músculo cardíaco de uma eventual passagem de corrente pelo braço até os pés...Se não se sentirem seguros não façam e, lembrem-se, os capacitores mantêm-se carregados por um bom tempo após o desligamento, portanto use um voltímetro para certificar-se que tudo está abaixo dos 50Vdc antes de começar a mexer nos circuitos!





www.amplificadores.com.br