segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Protoboard para válvulas - versão de potência

No post anterior havia finalizado a plataforma de uso geral (para baixa e média potência). Hoje finalizei a segunda parte do projeto: a plataforma de desenvolvimento de alta potência.

São 4 conectores tipo octal e dois mini-noval, todos independentes. Nos octais, podemos conectar a grande maioria das válvulas de potência mais utilizadas atualmente (6L6, 6550, KT88, EL34, 6CD6, PL509, 6AS7, 6BX7, etc) e nos dois mini-novais podemos usar as válvulas das séries 12Axxx ou ECCxx, bem como quaisquer outras com a finalidade de montar estágios de pré-amplificação, tone-satck ou phase-splitter.

Adiante montarei um adaptador com plugue macho octal (como se fosse a base de uma válvula) e ligado neste, os soquetes para a família das 211/845 e das 6C33-B.


Um transformador de filamento para 10A com 4 taps de tensões: 5; 6,3; 10 e 12,6Vac complementará a plataforma de desenvolvimento básico, permitindo montar 99% dos projetos demandados pelos meus clientes e minhas brincadeiras pessoais.

No momento oportuno voltarei à carga.

Abs.

http://www.amplificadores.com.br/

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Protoboard para válvulas - minha versão.

Final de semana passado, estava com algum tempo livre e resolvi montar a protoboard sugerida no post anterior.
Já havia montado anos atrás uma plataforma de desenvolvimento rápido porém não era tão prática quanto a idéia que achei na web e postei há alguns dias. Resolvi desmontá-la e refazer nos moldes sugeridos com algumas melhorias:
1) Além dos soquetes 7-pin, mini-noval e octal, acrescentei : 4-pin, 5-pin e 6-pin (todos tipo jumbo) mais um magnoval (9 pinos com base grande);
2) Duas entradas de áudio L+R selecionáveis via chave seletora de três posições;
3) Posição central da chave seletora funcionando como MUTE;
4) Jogo de pinos banana para conexão à fonte de bancada valvulada (já publicada em post anterior);
5) Instalação de dois conectores DIN 5P-F, um  na própria placa de desenvolvimento e um no painel frontal da fonte de bancada valvulada para ligação rápida entre uma e outra (sem a inconveniência de vários cabos banana espalhados) através de um único cabo manga de 6 condutores.
6) Um barra extra de protoboard convencional para conexão de componentes pequenos.

Tudo montado em uma placa de fibra de vidro com cantoneiras de alumíno nas arestas funcionando como sustentação.
O próximo passo é montar uma versão para o desenvolvimento de estágios de potência.
Aguardem, no próximo final de semana com tempo livre, colocarei a idéia em prática.

 Top view


Bottom view


Att,