segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Criando placas de circuito impresso no TraxMaker





Abaixo uma breve descrição de como criar placas de circuito impresso no TraxMaker, mas que vale para qualquer editor de PCBs, pois os grandes players deste mercado produzem os arquivos de furação e Gerber padrão, independente de seus formatos proprietários, de modo que qualquer fabricante de PCBs possa ler estes arquivos em seus softwares de CAM (fresadoras, furadeiras, máquinas CNC diversas, etc).
Geralmente encontramos estas opções no menu "Exportar" ou "Gerar Arquivos", dependendo do sw utilizado.

Após a criação do esquema elétrico no CircuitMaker, distribuem-se os componentes no TraxMaker.
Após roteado o lay-out temos diversas opções para o envio do trabalho para a confecção da placa.
Os fabricantes de placas precisam dos seguintes arquivos para a confecção:
teste.DRL
teste.GBL
teste.GTL
teste.GTO

Porém o TraxMaker gera caracteres irreconhecíveis no arquivo .DRL, talvez por bug de idioma Inglês-Português. Para sanar este problema, existe um arquivo .TXT que também é gerado e possui as informações do arquivo .DRL, o problema é que neste arquivo os diâmetros das ferramentas não estão discriminados, portanto devemos acessar o arquivo .TOL (que tb é gerado quando criamos o Drill Files na opção File do menu principal) que possui a descrição de cada ferramenta, exemplo: T01 028, T02 055, T03 060, etc (sendo Tnn a ferramenta e nnn o seu diâmetro em mils - milésimos de polegada)

Resumindo:

Para envio ao fabricante de placas, devemos gerar os arquivos GERBER com a opção em File/Create Gerber Files/... e depois gerar os arquivos de furação em File/Create N/C Drill Files.
Com os arquivos Gerber gerados criamos um pacote contendo .GBL, .GTL e .GTO e no lugar de enviar o .DRL enviamos o arquivo .TXT que tem a mesma informação do .DRL mais o arquivo .TOL que tem a informação para cada uma das ferramentas de furação para o CNC.

Todos os arquivos gerados pelo TraxMaker (para dupla face. No caso de mais layers, setar as caixas correspondentes das opções no menu de “Create Gerber Files”):










.APT = não faço idéia...
.BOM = lista de materiais
.DRL = arquivo de furação para máquinas CNC
.GBL = arquivo Gerber Bottom Layer
.GTL = arquivo Gerber Top Layer
.GTO = arquivo Gerber Top Overlay
.mdb = arquivo de MS-Access com os componentes usados
.PCB = arquivo com a descrição de cada componente com vetor X-Y de posição de cada linha do desenho
.PIK = arquivo com coordenadas para máquinas de inserção de componentes tipo pick & place
.TXT = igual ao arquivo .DRL porém sem as descrições de ferramentas, provavelmente para permitir edição em máquinas de CNC com linguagens proprietárias
.TOL = arquivo com a descrição de cada uma das ferramentas de furação, idem ao item acima.


Boa sorte!




www.amplificadores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário