sábado, 1 de setembro de 2012

Makizou 3" e os amplificadores valvulados

De vez em quando um cliente me pergunta sobre caixas acústicas.
"Qual usar, qual não usar, que modelo é melhor, qual a característica que devem ter para serem usadas com amplificadores valvulados, etc".

Devo admitir que sempre fui adepto do "quanto maior, melhor".
Achava minhas Infinity e JBLs de um metro e meio, mais que suficientes até a semana passada, quando o Aníbal da AR-Áudio me trouxe um par de caixas Makizou com um único alto-falante de 3" cada.

Quando liguei as pequenas caixas ao meu JUNO (2 x EL34 em PP classe AB e 30w/canal), quase caí de costas com o que eu ouvi!

Simplesmente impressionante!!!

As pequenas caixas preencheram os 32m2 da minha sala de audição com sobra. Deixaram meus monstros de 40kg "no chinelo".
Veja as fotos e o link do vídeo dos testes logo abaixo.




Usei um DVD-player para tocar os CDs e o laptop reproduzindo arquivos FLAC empurrando o JUNO diretamente, sem pré. Embaixo do JUNO está o Magnum IA-170 que usei de referência para comparar o desempenho com um ampli de estado sólido.
Lá atrás está o 47, meu amplificador SE classe A com triodos de aquecimento direto (e 4,5w/canal, que tb foram usados nestas impressionantes "caixinhas" e reproduziu vozes como eu nunca havia ouvido antes...).
O microfone de calibração é o ECM8000 Behringer com a minha Phantom Power.
Ligado ao laptop o mic mandava diretamente para o SW de calibração AnalyzerProf, responsável pelo RTA (real time analisis) mostrando o espectro com a FFT (transformada de Fourier) em tempo-real, como podemos observar no vídeo.
Com ruído-branco, notamos um pequeno realce de +4dB em torno dos 230Hz (que foi rapidamente acertado com um LC de 100uF+1,7mH).

Após o choque seguido da euforia, sentei para apreciar o que ouvia e aproveitei para trocar algumas idéias com o CEO da AR Audio.
Além da AR Áudio, o Aníbal é o engenheiro-projetista chefe de um grande fabricante nacional de alto-falantes e me contou que 50% do que me impressionava provinha dos falantes de 3" que ele projetara especificamente para este uso.
Eles foram fabricados sob-medida para que esta caixa Makizou fosse excitada por um amp valvulado.
O conjunto magnético, a bitola dos fios e a suspensão foram ajustados para a máxima eficiência em baixas potências, lembrando o desempenho dos velhos drivers de ALNICO, á exceção da banda-passante que, neste caso, é bastante extensa.

Estou com dois pares para testes. Se tudo correr conforme o esperado, a LPJ audio e a AR Áudio estarão trabalhando em conjunto para oferecer aos clientes as caixas Makizou 3" modelo AR-1 com estes drivers fabricados em O&M exclusivamente para nós.

Abaixo uma prévia do que está na minha bancada.


Uma delas folheada parcialmente com jequitibá e a segunda em fase de acabamento e preenchimento das frestas para receber as folhas do revestimento.






www.amplificadores.com.br

2 comentários:

  1. Boa noite gostaria de saber pra um iniciante em amp qual seria o mais indicado ! tipo tava querendo algo em torno de 100w um amp desses funciona legal em mp3 ou musica pelo pc (desculpa sou muito leigo no assunto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique. Se quiser um valvulado, vá até o website www.amplificadores.com.br
      Lá tem o JUNO e o JUNO2. Se quiser montar o seu, lá tem o esquema do Number ONE, "for free", que usa as 6BM8. Outra alternativa seria um bom ampli de estado sólido. Uso um Magnum IA-170 no meu setup e funciona maravilhosamente bem! É isso aí. Grande abraço.

      Excluir