sábado, 7 de fevereiro de 2015

Como fazer uma placa de circuito impresso em casa (PCB por transferência de toner).

Olá meus caros,

Já faz algum tempo que  me pedem para detalhar o processo que utilizo para fazer meus protótipos (PCBs) antes de encomendar minhas placas de circuito impresso em grandes quantidades.

Essa etapa de prototipagem se faz necessária em função de ajustes e correções que acontecem em 99% dos casos de novos projetos que utilizam PCBs.

O processo em si é bastante simples, desde que tenha certa experiência e os materiais adequados à mão.

1 Faça seu projeto em algum SW de CAE que permita a captura de esquemas e tenha conexão com algum programa roteador . Eu utilizo a dupla CircuitMaker/TraxMaker, mas pode-se utilizar qualquer SW ou até mesmo o MS-Paint ou MS-PowerPoint (...é, tem maluco que usa...);
 
2 Depois de projetado, simulado, corrigido e testado, faça o roteamento das trilhas.

3 Normalmente faço o roteamento de trilhas maualmente, pois os circuitos de áudio são críticos com relação ao aterramento e, na maioria das ferramentas disponíveis, as regras básicas para um bom projeto de áudio não são seguidas;

4 Gere um arquivo preto e branco (opção B&W) na aba Impressão de algum SW gerador de pdf. sendo que a imagem deverá ser das trilhas vistas em "raio-X", ou seja,  pela face dos componentes -  não inverta nada nem gere imagens em negativo, se estiver usando placa de simples face. Para dupla-face você terá que dominar esta técnica primeiro para poder fazer os alinhamentos e modificações necessárias para placas de dupla-face.
 
5 Com este arquivo PB, imprima em folha de revista, sem se preocupar com o desenho ou texto da página da revista. Use uma impressora LASER com tonner novo ou mande fazer uma cópia xerox com o contraste no máximo sobre esta folha de revista.
 
6 Algumas impressoras não puxam a folha de revista, caso isto aconteça, cole com fita-crepe a folha em outra folha branca A4 e coloque na impressora.

7 Depois de impressa a página, esta deverá conter as trilhas exatamente como vista na tela do seu computador pelo lado dos componentes:


8 Agora você precisará de: uma placa de circuito impresso simples-face, um estilete, um esquadro, uma régua transparente (ajuda na hora de centralizar os cortes), um ferro de passar roupas lixa dágua 600 ou 900, fita crepe, escova de dentes velha e detergente.

9 Corte um pedaço de placa compatível com seu desenho.


10 Limpe com água e sabão. Faça um desbaste para melhorar a aderência do toner a ser transferido usando uma liza dágua grana 600 (ou 900).
 

11 Passe esponja de aço ou tipo Scotch verde para lavar louças com algum desengordurante forte, tipo VEJA. Limpe bem em água corrente.

12 Seque a placa SEM TOCAR NO COBRE com um secador de cabelos ou um soprador térmico (o meu é DWT e funciona maravilhosamente bem!).

13 Depois de seca, coloque placa com o cobre para cima em alguma bancada de trabalho e prenda a placa e folha impressa com o toner para baixo (em contato com o cobre da placa) com fita-crepe para garantir que nada se mova durante o processo de aquecimento. Feito este sanduíche de placa + impressão, siga adiante;

14 Ligue o ferro na temperatura máxima (linho) e espere que esteja bem aquecido (lâmpada piloto apagada). Depois de aquecido comece a passar o ferro lentamente sobre o desenho que está sobre a placa para transferir o toner.


15 Vá passando o ferro e fazendo uma boa pressão tomando cuidado para não rasgar o papel até que o desenho do circuito seja visível pelo lado de cima. Este é o indicativo de que o toner foi transferido corretamente.

16 Retire a fita crepe sem retirar o papel da revista. deixe tudo esfriar por uns 5 minutos.

17 Coloque todo o conjunto em uma bandeja com água até que a folha de revista comece a se deteriorar. Em 10 ou 15 minutos o papel começa a se dissolver.

18 Espalhe detergente sobre a folha que ainda está presa na placa e com uma escova de dentes velha vá esfregando até que todo o papel tenha saído e só fique o toner solidificado sobre o cobre. Algumas vezes você terá que lavar sob água corrente e adicionar mais detergente.

19 Sua placa está pronta para a corrosão. Eu uso o método tradicional com Percloreto de Ferro, mas o método da Soda Cáustica é mais rápido e  MUUUITO mais perigoso.


20 Após corroída, retire a placa, lave bem e com a lixa dágua retire todo o toner.



21 Seque a placa e passe o PRATEX (Iodeto de Prata em solução de amoníaco) ou passe o verniz de Álcool 96°GL com Colofônio (Breu) que protege o acabamento e facilita a posterior soldagem.

22 TODOS O PRODUTOS QUÍMICOS CITADOS AQUI SÃO TÓXICOS E PREJUDICAM O MEIO AMBIENTE SE INDEVIDAMENTE MANIPULADOS E DESCARTADOS. TOME MUITO CUIDADO E SIGA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

23 Para aplicar o Pratex antes do verniz de colofônio, faça um aplicador com palha de aço e palito de sorvete. Coloque algumas gotas do Pratex sobre a placa e esfregue com o palha de aço presa no palito. O cobre é altamente reativo ao oxigênio do ar, oxidando  muito rápido, portanto para a camada de prata ficar perfeita é necessário raspar o cobre ao mesmo tempo que o Iodeto de prata (Pratex) é aplicado.

24 Depois de aplicar o Pratex, lave bem a placa, seque-a com o soprador e então aplique o verniz para garantir a aderência da solda.

25. A placa está pronta, com qualidade semi-profissional e resolução de até 10 mil (milésimo de polegada) entre trilhas.

Bom divertimento!


PS.:
SW: software.
CAE: Computer Aided Engineering.
Router: gerador automático de trilhas para circuitos impressos.
A folha base para a transfer~encia de toner deve ser de papel tipo "pulp" com verniz. Revistas-encarte dos grandes jornais e a Vejinha são ótimas opções.











www.amplificadores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário