sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Number ONE

Meus caros,
Quinze anos atrás montei um pequeno amplificador com as fatásticas 6BM8.
Num único envelope de vidro tipo T-12 e base de pinos mini-noval temos os dois elementos complementares necessários: um tríodo de alta performance (bem aos estilo das 12AX7) e um pentodo de saída (lembrando as 6AQ5), resumindo: a combinação perfeita para amplificadores compactos e de alta-fidelidade.
Era um amplificador single-ended operando em classe A de baixa potência e um som maravilhoso, respeitando-se suas limitações técnicas e a relação custo x benefício. Sabem como é, engenheiro recém-formado, sem o background paterno, anda sempre sem grana...
Usava tudo que eu tinha à mão naquela época. Para dizer a verdade, tive que desembolsar uns US$8,00 (em dinheiro de hoje) para comprar na Lider Transformadores lá na região da Rua Santa Ifigênia em SP, os dois trafos de saída. Eles ainda os produzem em série desde a década de 60!
Dobrei algumas chapas de alumínio para o chassis e uma placa de chapa perfurada para o fechamento.
Uma placa frontal com um buraco retangular e uma placa de vidro de 2mm colada com silicone completam a "cara" do Ampli.
Pronto. Tudo montado foi só ligar na tomada e deixar o Number ONE cantar.
Foram alguns anos de uso ininterruptos ligados à placa de som do meu computador naquela época.
Mudanças prá lá e prá cá, reformas, casas novas, apartamento, casa de novo, mudança de endereço, enfim...o Number ONE acabou desligado e encostado por todos estes anos e sofrendo com as viagens constantes.
Há duas semanas resolvi dar o carinho necessário para que ele voltasse à vida.
Num Domingo chuvoso, como têm sido todos os Domingos desde Dezembro´09 em SP, abri o Nr ONE e desmontei todo o interior. Tirei tudo. Fiação, soquetes, componentes, trafos, partes metálicas etc.
Então iniciei o processo da reconstrução:
  1. Lixa e pintura nova na parte metálica.
  2. Limpeza geral. Pó, umidade, restos de insetos, tudo retirado, limpo e seco.
  3. Testes nos componentes individuais. Nenhum sequer com problemas de fuga, umidade ou valor adulterado. Separei tudo numa caixa plástica.
  4. Soquetes plásticos Begli da década de 70...lixo. Perderam o efeito mola e o tratamento estanhado oxidou-se antes mesmo de eu inciar o Nr ONE 15 anos atrás...Coloquei dois novos soquetes fenólicos gringos.
  5. Montagem da circuiteira: o que fazer? Ponto a ponto? Placa-padrão de furos? PCB feita à mão? Fotocril e transparência?...Decidi!
...Há alguns meses o C. me trouxe uma réplica do Fender DeLuxe que ele estava construindo (update: construiu! Vejam em http://bit.ly/bgg0HP) para eu dar alguns palpites, foi quando ele comentou que iria fazer a montagem em placa fenólica com ilhós. Isso mesmo. Se era para ser uma réplica, que seja como o Mr. Fender fez 50 anos atrás!
Liguei para o C. e pedi alguns ilhóses e a ferramenta para prensá-los. Já tinha a prensa manual e uma lâmina de fórmica cortada. Era só furar e prensar os ilhóses.
Feito.
Redesenhei o circuito para a montagem em placa de furos paralelos (como se fazia na década de 50, antes das PCBs) e montei tudo de acordo com o diagrama.
Foi só ligar na tomada e dar vida novamente ao Number ONE.


Está lá, firme e forte, ligado à minha placa de som no servidor do meu escritório. Enquanto escrevo estas linhas ele canta a "trilha sonora original da temporada 4 do seriado de ficção Battlestar Galactica" (BSG75, para os íntimos)*...





Em tempo,



Atendendo aos pedidos de alguns amigos e clientes, postarei um passo-a-passo DIY para que vocês possam construir uma réplica do Number ONE.

No próximo post do blog, explicarei como fazer as placas fenólicas (Formica) com ilhós de latão e em seguida publicarei: a) o circuito do Number ONE, b) as fontes de alimentação com reguladores de AT e Filamento c) o diagrama bifilar para a montagem que permitirá a qualquer pessoa, mesmo sem conhecer profundamente (ou nada mesmo) de eletrônica, montar o Nr 1.
Não existe nada mais gratificante do que juntar um punhado de componentes eletrônicos e ver aquilo tudo junto fazendo algo interessante por si só!
Essa é a magia de projetar e construir amplificadores que me deixa mais feliz e satisfeito a cada dia!
Grande abraço e até a próxima.
...
* Os Trekkies, os Bab-5s, os SGs e os Jedis** que me desculpem mas, com todo o respeito, BSG está anos-luz à frente de tudo o que já foi feito em termos de Sci-Fi para TV. Quem não viu, não sabe o que perdeu!
** Star Trek, Babylon-5, Star Gate e Star Wars.
Yamato é Yamato. Nem entra no ranking!
www.amplificadores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário